sexta-feira, 15 de maio de 2009

Isolamento térmico de pavimento

Volto de novo à questão do isolamento térmico de pavimento já este aspecto tem impacto directo numa solução de aquecimento eléctrico no pavimento.
Sendo a condução de energia no pavimento um fenómeno omnidireccional ou seja, conduz em todos os sentidos, importa sermos eficientes na redução das perdas de condução por baixo dos cabos de aquecimento.
Na imagem abaixo, analisando apenas o fluxo ascendente e descendente para facilitar a análise, poderemos observar a energia que se perde numa solução com 3,5cm de isolamento (ex: placas de poliestireno extrudido) e com 0,5cm de isolamento (ex: o,5 espuma polietileno com alumínio, bolha de ar com alumínio). Como poderemos observar a diferença entre uma solução e outra é cerca de 4 vezes superior. Esta energia que se perde será paga pelo cliente e no final nunca se traduzirá em conforto.
Importa ainda acrescentar, que exista quem, substitua o isolamento por betão celular alegando que o mesmo (betão celular) desempenha o mesmo papel (isolamento térmico de pavimento). Imaginem apenas quais serão as consequências desta escolha....sem comentários.

É de lamentar e criticável que alguns instaladores não tenham o menor bom senso sobre este aspecto e que não contribuam em nada para dignificar as soluções de aquecimento eléctrico no pavimento. Importa alertar o cliente para que realize uma boa gestão de obra de forma a disponibilizar uma cota disponível no pavimento para instalar pelo menos 3cm ou 4cm de isolamento. Não vão atrás das "telas termo-reflectoras" com folhas de alumínio ou outras para usarem para isolamento térmico de pavimento, não quando existe uma solução de aquecimento no pavimento. É mais práctico para o instalador ( é só esticar a manta), é mais práctico para o construtor ( pois até contorna a irregularidades do pavimento e ocupa pouco espaço) mas no final será uma péssima opção para o utilizador.

Sem comentários:

Enviar um comentário